La memoria como estrategia de comunicación de la empresa TAG Experiências Literárias

Contenido principal del artículo

Débora Regina Bacega
https://orcid.org/0000-0002-5770-5015
Mônica Rebecca Ferrari Nunes
https://orcid.org/0000-0002-5562-9389

Resumen

Este artículo presenta las estrategias de comunicación y consumo que son empleadas por la actual generación de clubes de libros. Esos clubes son observados como fenómenos de la memoria sociocultural y las culturas de comunicación y consumo. Desde año 2014, la expansión de este segmento en el mercado editorial brasileño se ha señalado con la creación de 15 clubes de libros. Las prácticas comunicativas gerenciadas por esos clubes en una curaduría definen el objeto teórico. El objeto empírico es el club de libro llamado TAG. El objetivo es comprender como la empresa TAG desarrolla sus estrategias de comunicación y consumo con sus stakeholders: curadores, editores, medios y asociados, desde relaciones con la memoria de la cultura, afectiva y mediática de dos clubes de libros predecesores (Clube do Livro y Círculo do Livro). Los marcos teóricos comprenden la teoría de la semiótica de la cultura de la Escuela Tartu-Moscú do punto de vista de Iúri Lotman y Boris Uspênski; la teoría cultural del consumo de Mary Douglas y Baron Isherwood; además los estudios de Luc Boltanski y íˆve Chiapello sobre el nuevo espíritu del capitalismo. También se presentan las reflexiones de Paul Ricoeur, Baruch Espinosa, Hans Obrist, Roger Chartier, Michí¨le Petit y Mônica Nunes acerca de la memoria. La investigación cualitativa se adopta en base a la investigación bibliográfica y documental, así como las observaciones empíricas en línea con el método de estudio de caso. El corpus de la investigación se concentra en objetos que desencadenan memoria, afectos y recuerdos, además contenidos diseminados en los medios. Finalmente, se propone demostrar como la memoria puede convertirse en una estrategia de comunicación exitosa para las empresas en la actualidad.

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Cómo citar
Bacega, D. R., & Ferrari Nunes, M. R. (2020). La memoria como estrategia de comunicación de la empresa TAG Experiências Literárias. Razón Y Palabra, 24(107). Recuperado a partir de https://revistarazonypalabra.org/index.php/ryp/article/view/1585
Sección
Monográfico
Biografía del autor/a

Débora Regina Bacega, ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (SP/Brasil)

Doutoranda e pesquisadora em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM (Brasil/SP). Bolsista CAPES-PROSUP. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela mesma instituição. Desde 2017, integra o MNEMON, Grupo de Pesquisa em Memória, Comunicação e Consumo, certificado pelo CNPq/ESPM. Possui MBA Executivo em Marketing de Serviços também pela ESPM, com especialização complementar em Gestão Internacional de Negócios pela Universidad Nebrija (Espanha). Bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM. Nas empresas Lloyds TSB, Itaú, Santander e Fator, teve a oportunidade de ocupar posições nas áreas de marketing, comunicação e produtos, consolidando seus conhecimentos no desenvolvimento de estratégias empresariais

Mônica Rebecca Ferrari Nunes, ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (SP/Brasil)

Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo, PPGCOM- ESPM, SP. Líder do Grupo de Pesquisa MNEMON, Memória, Comunicação e Consumo (CNPq/ ESPM). Editora da revista CMC, Comunicação, Mídia e Consumo, da ESPM. Membro fundadora da Rede Brasileira de Pesquisadores em Memória e Comunicação - REMEMORA. Vice-coordenadora do GT Memória nas Mídias, da Compós. Realiza estágio Pós-Doutoral em Ciências Sociais (PEPG-PUCSP).Doutora em Comunicação e Semiótica (PUCSP, 1998) com formação complementar na í‰cole des Hautes í‰tudes en Sciences Sociales, EHESS, Paris, França, e também na Université Paris VIII, Saint-Denis, França. Mestre em Comunicação e Semiótica ( PUCSP, 1993). Bacharel em Língua e Literatura Portuguesas (PUCSP, 1988). Suas pesquisas recentes estão voltadas às articulações entre as teorias da memória e as do consumo, tomando as cenas culturais, midiáticas e as teatralidades juvenis como objetos empíricos. Publicou, como organizadora, dois volumes dedicados à cena cosplay, steampunk e medievalista, como resultados de pesquisas financiadas pelo CNPq, em que foi a coordenadora: Cena cosplay: consumo e memória nas culturas juvenis (Sulina, 2015); Cosplay, Steampunk e Medievalismo: memória e consumo nas teatralidades juvenis (Sulina, 2017). De seus trabalhos, destacam-se também os livros autorais A Memória na Mídia: A Evolução dos Memes de Afeto (Annablume/FAPESP, 2001); O Mito no Rádio: A Voz e os Signos de Renovação Periódica (Annablume, 1999). Com Marco Bin, publicou a coletânea de contos Histórias Invisíveis (Horizonte/PROAC -Secretaria do Estado de São Paulo, 2011),. Participa de conselhos consultivos de periódicos científicos e atua como parecerista ad hoc na FAPESP e na CAPES.

Citas

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