A Lei de Acesso á Informação no Brasil, Portugal e Espanha: uso da internet, transparência e cidadania | The Law of Access to Information in Brazil, Portugal and Spain: Use of the Internet, Transparency and Citizenship

Contenido principal del artículo

Janara Sousa
Elen Geraldes

Resumen

O objetivo deste estudo é comparar as legislações de acesso à informação no Brasil, Portugal e Espanha para compreender como se constitui uma tradição ibero-americana sobre o assunto. Analisaremos o uso da internet preconizado nessas legislações, já que é um meio que exige um triplo acesso – ao conhecimento virtual, a um equipamento e a uma banda larga que viabilize a visita a sites, downloads etc. Tentaremos responder à pergunta-síntese: como as legislações de acesso a informações no Brasil, Portugal e Espanha valorizam os recursos da internet para possibilitar o diálogo com os cidadãos? Utilizaremos o método histórico e comparativo para resgatar o cenário em que as três legislações surgiram. A análise de conteúdo, em conjunto com o método comparativo, permitirá a leitura comparada das três leis. Como aporte teórico, recorreremos aos estudos de Comunicação Pública, de Políticas de Comunicação e de Democracia Digital. A Comunicação Pública nos permitirá entender os limites e possibilidades do Estado em se comunicar com o cidadão, já os conceitos de Políticas de Comunicação nos ajudarão a compreender os esforços de legitimação dessa lei e a perspectiva da Democracia Digital colaborará com a análise da internet e os seus desafios na construção da cidadania.

The aim of this study is to compare the Information Access laws in Brazil, Portugal and Spain in order to understand them and observe how Ibero-America develops a tradition about it. We analyzes the uses of internet that are recommended in these laws, as it is a medium that requires a triple access - the virtual knowledge, an equipment and a broadband that enables visiting sites, downloads etc. We try to answer the question-synthesis: how the laws of access to information in Brazil, Portugal and Spain value the resources of the internet to facilitate the dialogue with citizens? We will use the historical and comparative method to rescue the scene where the three laws arose. The content analysis, together with the comparative method will enable a comparative reading of the three laws. As a theoretical framework, we will use the studies Public Communication, Communication Policies and Digital Democracy. The Public Communication will allow us to understand the limits and state possibilities to communicate with citizens, since the Communication Policy concepts help us understand the legitimate efforts of this law and the prospect of Digital Democracy will collaborate with the analysis of internet and its challenges in building citizenship.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Sousa, J., & Geraldes, E. (2016). A Lei de Acesso á Informação no Brasil, Portugal e Espanha: uso da internet, transparência e cidadania | The Law of Access to Information in Brazil, Portugal and Spain: Use of the Internet, Transparency and Citizenship. Razón Y Palabra, 20(1_92), 1134–1148. Recuperado a partir de https://revistarazonypalabra.org/index.php/ryp/article/view/292
Sección
Varia
Biografía del autor/a

Janara Sousa, Universidade de Brasília

Janara Sousa é doutora em Sociologia, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, linha de pesquisa Políticas de Comunicação e Cultura, da Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília e coordenadora do projeto de pesquisa “Lei de Acesso à Informação e Comunicação Pública”, que conta com o apoio do apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq – Brasil.

Elen Geraldes, Universidade de Brasília

Elen Geraldes é doutora em Sociologia, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, linha de pesquisa Políticas de Comunicação e Cultura, da Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília e coordenadora do LAPCOM – Laboratório de Políticas de Comunicação.

Citas

Brasil (1998). Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico.

Brasil (2011). Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2odo art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 18 de novembro de 2011, p. 01 (edição extra).

Espanha (2013). Ley 19/2013, de 9 de dezembro de 2013. Ley de transparencia, acceso a la información y buen gobierno. Boletín Oficial del Estado, sec. I, p. 97922.

Gil, P. e Matos, H. (2012). “Quem é o cidadão na comunicação pública? Uma retrospectiva sobre a forma de interpelação da sociedade pelo Estado em campanhas de saúde” IN: Matos, Heloiza (Org.). Comunicação Pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA/USP.

Portugal (1976). Constituição (1976). Constituição da República Portuguesa.

Portugal (1993). Lei nº 65/93, de 26 de agosto de 1993. Lei do Acesso aos Documentos Administrativos, 1993. Diário da República I – Série – A, p. 4524.

Portugal (2007). Lei nº 46/2007, de 24 de agosto de 2007. Regula o acesso a documentos administrativos e sua reutilização, 2007. Diário da República I – Série, p. 5680.

União Europeia (2003). Directiva 2003/4/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 28 de janeiro de 2003. Relativa ao acesso do público às informações sobre ambiente e que revoga a Directiva 90/313/CE do Conselho. Jornal Oficial da União Europeia, L 41/26.

União Europeia (2003). Directiva 2003/98/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de novembro de 2003. Relativa à reutilização de informações do sector público. Jornal Oficial da União Europeia, L 345/90.