Uma Representação De Si Para O Mundo: Afetos E Subjetividades No Documentário Performático | A Si Representation To The World: Affects And The Documentary Subjectivity Performative

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Ceiça Ferreira

Resumen

Este artigo aborda as representações da negritude na mídia e no cinema brasileiro. Aponta o cinema documentário como um campo no qual surgem novas relações entre alteridade e pluralidade de vozes e sujeitos, a partir do qual discute o conceito de documentário performático (proposto pelo teórico norte-americano Bill Nichols) e analisa do filme “í”rí”. Dirigido pela cineasta Raquel Gerber, esse documentário tem uma narrativa ancorada no texto poético, na narração e na trajetória de vida da historiadora e ativista negra, Beatriz Nascimento.

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Cómo citar
Ferreira, C. (2013). Uma Representação De Si Para O Mundo: Afetos E Subjetividades No Documentário Performático | A Si Representation To The World: Affects And The Documentary Subjectivity Performative. Razón Y Palabra, 17(1_82), 216–227. Recuperado a partir de https://revistarazonypalabra.org/index.php/ryp/article/view/631
Sección
Varia